domingo, 1 de maio de 2011

Estudantes da UFRGS e moradores da CEU realizaram ato contra regimento interno arbitrário proposto pela SAE

Na quinta-fera dia 28 de abril, os moradores da Casa de Estudante Universitário (CEU) realizaram um ato público no campus central da UFRGS contra as decisões arbitrárias da Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), no que diz respeito ao funcionamento da CEU, e a reforma de fachada realizada na casa no ano de 2010.








Os moradores, acompanhados de representantes de entidades apoiadoras, concentraram-se em frente à casa na avenida João Pessoa por volta das 10h, de onde saíram em caminhada até a SAE, ao som de marchinhas improvisadas que ironizavam as ações da secretaria. Quando da chegada dos moradores a secretara foi imediatamente fechada e seguranças impediam o acesso dos estudantes. O Secretário de Assuntos Estudantis se recusou a dialogar com o movimento, criando um impasse que se prolongou por mais de uma hora. 







Quando, finalmente, Edilson Nabarro decidiu conversar com os estudantes, lhe foi entregue uma série de documentos, que incluíam: 1) um abaixo-assinado representando a maioria dos estudantes da CEU/UFRGS em apoio ao movimento; 2) uma declaração de diversas entidades estudantis solidárias à causa da CEU; 3) a proposta de regimento elaborada pelos moradores da CEU, que organiza a casa em função dos que lá vivem. Por fim, apresentava-se um Termo de Compromisso ao Secretário, em que este se comprometeria a reconhecer a autonomia da CEU e da Associação de Moradores, firmando um prazo para apresentar uma posição oficial e clara sobre a elaboração do regimento. Edílson não assinou o termo de compromisso, revelando a indisposição da SAE em aceitar as reivindicações dos moradores da CEU dificultando a construção de um consenso. No entanto, o secretário assinou um termo de recebimento dos demais documentos e se comprometeu a comparecer em uma assembléia na casa de estudante para começar a discutir o novo regimento. Essa assembléia, em que estará presente o secretário, será em breve divulgada aqui no blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário