Os moradores iniciaram a reunião falando sobre a possível implementação do novo sistema de acesso à CEU, solicitando que a troca seja feita enquanto estejamos presentes para acompanhar o processo – e não durante as férias. Neste ponto, relembramos a existência de uma lista de pessoas cujo acesso à Casa foi proibido pela diretora Liciê Nardi.
Em seguida, mencionamos o e-mail remetido pela diretora Liciê solicitando propostas de possíveis gastos para o ano que vem, e o pouco prazo que tivemos para debater tais demandas; o secretário Ângelo avisou que o prazo venceu no dia 10/12, mas se comprometeu a nos enviar uma resposta por e-mail com alguma solução.
Sobre a questão do fechamento das lixeiras localizadas no térreo: o secretário informou que o lixo deve ser depositado em contêineres na rua para evitar a proliferação de baratas e ratos. Questionamos o que nós, enquanto Universidade atuante na comunidade, poderíamos fazer sobre a separação do lixo, atualmente extinta em Porto Alegre; de acordo com o secretário, propostas estão sendo analisadas junto a engenheiros ambientais.
Quanto aos problemas da rede elétrica, o secretário disse que será instalado um transformador provisório em frente à CEU até o final deste ano (2012); seremos avisados previamente sobre a data em que tal manutenção será realizada, pois a Casa ficará sem energia elétrica ao longo de um dia inteiro.
O conserto dos elevadores ainda não foi realizado porque algumas peças precisam ser compradas; de acordo com Ângelo, as peças estariam sendo vendidas por um valor exorbitante pela empresa fabricante, gerando lentidão devido às exigências contratuais e burocráticas do processo. Conforme o secretário, o inquérito feito pela empresa aponta para “incêndio criminoso”, o que teria atrasado as obras de restauração. Os moradores questionaram sobre a possibilidade de compra de novos elevadores, ao que o secretário respondeu sobre a necessidade de, neste caso, a empresa fornecer um laudo atestando que a compra de equipamentos novos custaria menos que o conserto dos mesmos.
Retomando a questão da alimentação aos finais de semana, levantada já em reuniões anteriores, o secretário revelou a intenção da SAE em implantar um sistema de recebimento de recursos financeiros via cartão unificado, o qual comportaria o total de todos os benefícios mas possivelmente seria de um valor mais baixo do que os recursos recebidos pelos alunos atendidos pela SAE atualmente. Não houve uma resposta clara quanto ao porquê de não recebermos auxílio para alimentação aos finais de semana. Falamos novamente sobre a superlotação do RU-centro e relatamos o que nos foi informado pela nutricionista Joseane; tendo em vista que a compra do prédio da associação espírita localizada na Travessa Tuyuty não foi efetuada, Ângelo nos avisou sobre os planos de construção de um novo almoxarifado para atender ao restaurante, que provavelmente ficará localizado próximo ao setor de Patrimônio; além disso, os equipamentos utilizados nos RUs são muito velhos, datados da década de 1970, ocasionando dificuldade em conseguir manutenções de caráter emergencial sem o estabelecimento de contratos com as empresas; propostas de substituição desses equipamentos estão sendo estudadas pela SAE. Sobre o funcionamento do RU-centro no período de recesso letivo, o secretário disse que a escala de férias dos funcionários ainda não foi definida; portanto, não foi decidido se o RU-centro permanecerá fechado Durante o mês de janeiro ou fevereiro, mas seremos informados com antecedência sobre tal decisão.
Em relação à troca de armários, o secretário disse não estar informado sobre a existência de um novo projeto; sugeriu que incluíssemos esta demanda na previsão de orçamento que enviaremos à SAE através da diretora Liciê Nardi.
Comentamos sobre a confusão ocorrida no momento da distribuição de cadeiras e ventiladores nos halls dos diversos andares da Casa, conforme autorizado pelo próprio Ângelo em reunião anterior; o secretário admitiu que houve falha de comunicação entre ele e a diretora Liciê.
Quanto à proibição do acesso de certas pessoas à CEU, Ângelo não conversou com a portaria, como tinha sido acordado em reunião anterior.
Sugerimos a construção de armarinhos individuais no espaço anteriormente ocupado pelas lixeiras junto ao térreo; fomos informados de que existe a intenção de construção de novas saídas de incêndio naquele local.
Sobre os varais sanfonados que foram retirados durante a reforma da fachada, Ângelo conversará com o Elton para chegar a uma solução.
Mencionando os inconvenientes do ano passado, quando o RU-centro passou dois meses e meio fechado, o morador Alex questionou o secretário sobre a implementação de medidas de urgência a fim de garantir a alimentação dos moradores durante o período, bem como a instalação de mais ventiladores para amenizar a temperatura ambiente. Ângelo falou novamente sobre a situação crítica em que se encontra o estabelecimento, embargado pela ANVISA mil e oito vezes nos últimos quatro anos.
Em relação à ausência tanto da diretora Liciê quanto do secretário sem aviso prévio, na reunião combinada por intermédio da Ouvidoria, Ângelo disse ter avisado com antecedência sobre seu não comparecimento, fato que não teria sido comunicado aos moradores pela administração.
Sobre a implantação da rede wireless nas dependências da CEU, o secretário informou já ter sido posto em pauta o assunto em reunião com o CPD, que julgou possível a execução de tal demanda.
Por fim, levantamos a questão dos alojamentos no 9º andar, onde estão hospedados intercambistas haitianos e mexicanos há muitos meses; sugerimos que tais alojamentos deveriam ter caráter provisório, a fim de abrigar moradores por poucos dias ou semanas. Se o intercambista permanecerá na CEU durante vários meses, poderia ser estudada a possibilidade de alojamento em quartos regulares, liberando o 9º andar para hospedagem transitória; mais justo seria, pois, que todos que ingressam na Casa permaneçam nos quartos coletivos até liberar vaga em algum quarto. Questionamos também a construção de uma nova CEU, ao que o secretário respondeu que tais planos não estão entre as prioridades da SAE.
Compareceram à reunião, além do secretário Ângelo Ronaldo Pereira da Silva, os moradores Zuleica Kraemer, Ana Paula, Tatiana Sequeira, Luiz Leal, Fernanda, Tauã Rasia, Patrícia Gonçalves, Débora Berté, Mateus Arndt, Roger Pereira, Alex Torres, Rômolo Toldo, Matheus Pereira, Eliseu Bozzetto, Luandra Moschen e Gustavo Lanferdini Bordignon.
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