terça-feira, 12 de abril de 2011

Carta Aberta ao Secretário Edilson

Segue abaixo a carta-manifesto feita pelos moradores daqui da CEU para a Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), a carta evidencia o descontentamento unânime dos moradores da CEU com relação às políticas adotadas pela SAE:


Carta Aberta ao Secretário Edilson Nabarro

Para Dizer Basta!!!
            Para um estudante de baixa renda, a falta de um lugar para morar e de condições para se alimentar podem significar a desistência de cursar o ensino superior. Os que, apesar disso, ainda não desistiram, vêm passando por muitas dificuldades para cursar a graduação na UFRGS, por conta da restrição cada vez maior nas políticas de permanência. Os moradores tentaram solucionar problemas que se arrastam por sucessivas gestões da CEU, como infiltrações e alagamentos que põe em risco a vida de estudantes indefesos ou a falta de acesso ao Restaurante Universitário aos finais de semana e decidiram pela realização deste simbólico MANIFESTO para dizer BASTA!!!
            Se acolhemos um estudante excluído pelo processo míope de seleção da SAE ou mesmo um ente querido, fica registrado que abrigamos “hospedes irregulares”, eufemismo empregado para a vigilância de nossas vidas privadas, fato escandaloso e inadmissível, que evidencia a implementação de uma política de controle e repressão sobre os estudantes que necessitam de políticas de promoção social e não da criminalização e exclusão. Sabemos que a burocracia universitária representada pela Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE) realmente nos acha incompetentes, mas através deste exigimos uma imediata explicação sobre os quarenta e cinco moradores expulsos da casa sob o pretexto da aplicação de um Regimento Interno ilegítimo. Exigimos também sua readequação, atualização e oficialização.
            Por vigiar nossas vidas privadas, por camuflar e ignorar o problema das vagas insuficientes e limitar-se a administrar essa precariedade, pela desumanidade das expulsões arbitrárias, pelo descaso para com as lideranças da casa, pela falta de dialogo e autoritarismo, por tudo isso exigimos:

01-Oficialização do Regimento Interno da CEU-UFRGS, com a criação de uma comissão de moradores.
02-Fim das expulsões arbitrárias de estudantes da moradia.
03-Que comissões de moradores analisem os casos de termino de curso.
 04-Fim da interferência das assistentes sociais na vida pessoal e política dos        moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário